10 de out. de 2015

[Encerramento] Bienal Open Book - 2015



Senhoras e Senhores sejam bem vindos mais uma vez a este palco!”.


A mestre de cerimônias iniciou mais uma vez sua fala, seria a última vez em cima daquele palco, por um breve período, pois as apresentações haviam sido feitas e agora o grande público poderia conferir pessoalmente cada autor e sua obra.

 “Durantes essas duas últimas semanas nós acompanhamos através do GBU – Grupo Blogueiras Unidas - um desfile de talentosos escritores que foram apresentados diariamente a vocês.”

Os espectadores presentes naquele teatro aplaudiram e a mestre de cerimônias estendeu a mão pedindo silencio, ato que foi vagarosamente atendido pelos presentes.

“Nossos autores foram apresentados, agora é a hora de conhecermos cada membro do GBU envolvido nesse incrível projeto. Com vocês, o GBU!”



"O Bienal Open Book foi idealizado pelos blogs Clube do livro e Livros & Tal, atualmente o grupo é composto por dez blogs, mas neste evento específico, tivemos o envolvimento de apenas seis: Clube do Livro; Livros e Tal; Cheiro de Livro Nacional; As 1001 Nuccias; Aricia & Suany e o Blog Resenhando com as Estrelas. Palmas para eles e suas respectivas administradoras. Vamos conhecê-los um a um agora."

Reverenciando o público mais uma vez a mestre de cerimônia se retirou para dar lugar aos artistas que se apresentariam naquela noite.



CLUBE DO LIVRO

Descrição do blog: 

Páginas para os apaixonados por tudo sobre esse lindo mundo dos livros, 
Se você ama ler, vem com a gente curta e fique por dentro de todas as novidades.



FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAN | SKOOB | EMAIL | BLOG


Composto por quatro amigas, esse blog vem agitando a cena literária atual.


.
                                                                               Giuliana >>>

Carioca, 29 anos, esposa e mãe em tempo integral, mora em Santa Catarina. Ama livros e escrever...

Uma das suas frases que mais ama é do livro O lado bom da Vida:                
 "Estou tentando ser gentil ao invés de ter razão."


FACEBOOK | WATTPAD | OBRA



                                                                                    Vanda >>>


Carioca, é Tecnóloga em Processamento de Dados. Suas grandes e principais paixões, sem as quais, não conseguiria viver são: a família, os amigos, seus livros e suas músicas.

Também é irremediavelmente apaixonada por animais, por considerá-los seres perfeitos, presentes de Deus.



                                                                                Amanda >>>

É professora (Pedagoga) e também formada em Letras.
Apaixonada por poesia, música, livros e escrever; o livro da sua vida é "O pequeno príncipe" de Antoine de Saint Exupéry.

Uma frase que adora: " Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos" Exupéry.





                                                                                  Jeniffer >>>
Paulistana, 19 aninhos, velha pra uns, novinha pra outros. Apaixonada por musica, viciada em livros e series de TV. Gosta de passar o tempo com a família e está sempre conectada com os amigos.

Sua frase favorita é do Rubem Alves:
“Nós não vemos o que vemos, nós vemos o que somos. Só veem as belezas do mundo, aqueles que têm belezas dentro de si.”





LIVROS & TAL


Descrição do blog: 

Um blog colocado no ar em 08/02/2015 e nele você vai encontrar diversos assuntos, desde informações e resenhas sobre livros, filmes, músicas, seriados e autores, assim como novidades sobre o universo literário, cinematográfico e musical. Venha se informar e divirta-se conosco.



                            FACEBOOK| TWITTER | INSTAGRAN | SKOOB | EMAIL | BLOG

Duas amigas estão na ativa por esse blog:


                                                                                Ana Luz >>>

Tranquila até que se prove o contrário. Brincadeira. Possuidora de uma certa calma que acaba fácil em determinadas situações. Um pouco séria demais. 

Não muito divertida. Baixinha, marrenta e muito, muito brava. Persistente e por vez criativa. Uma escorpiana nata. Cachorreira assumida. 
Uma eterna amante da literatura.  


                                                                                 Mayara >>>

Aquariana. Impulsiva. Sensível mesmo que não pareça. Ciumenta, mas sem exageros. Intensa ainda que evite relacionamentos. Viciada em livros, músicas, filmes e seriados. Veterinária, apaixonada por animais. Uma alma em desenvolvimento.

Uma pedra bruta e teimosa a ser lapidada. - by Ana.





AS 1001 NUCCIAS



Descrição do blog: 

Textos pessoais, poesias, resenhas de livros, séries e filmes, além de textos/notícias sobre surdez, ciência e dança do ventre >> 1001 numa só!

Blog super alto astral! Eu sempre digo isso, porque toda vez que entro no blog para ver e comentar, acho o máximo e fico bem. Comandado pela Nuccia – leia-se NÚTHIA!



FACEBOOK| TWITTER | INSTAGRAN | SKOOB | EMAIL | BLOG




                                                                                                              Nuccia >>>


Gente, a Nuccia é louca! 

Eu juro que procurei um trecho para colocar aqui, mas não achei. Então o que mais vale é o que as pessoas que gostam da gente acha de nós, lá vai: 


A bruxinha mais louca que eu conheço!






CHEIRO DE LIVRO NACIONAL

Estão sentindo o cheirinho? Hum... É de livro nacional! Comandado pela Daiane e com uma equipe de cinco colaboradoras é um blog alegre e sempre recheado de novidades.
Descrição do blog: Lançamentos, sorteios, resenhas, entrevistas, indicações, novidades e muito mais! Este projeto, sem fins lucrativos, visa propagar a Literatura Nacional e a levantar, cada vez mais, a bandeira Brasileira e o trabalho grandioso de tantos escritores nacionais. Reservamos ainda, um cantinho destinado à literatura internacional.

                                                    FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAN | SKOOB | EMAIL | BLOG



                                                                                   Daiane >>>


Carioca da gema, casada com meu amozi, ariana tinhosa, blogueira no tempo vago, apaixonada por música clássica, pelo Sinatra e pelo bom e velho Rock and Roll, romântica assumida, leitora voraz e apoiadora da Literatura Nacional.





RESENHANDO COM AS ESTRELAS

Comandado pela Lourdes, uma importante aliada na divulgação de cada projeto lançado.

Descrição do blog: Postar resenhas de livros, fazer parcerias com escritores, sorteios, postar tudo relacionado a livros e leituras.




ARICIA & SUANY

Blog de duas autoras que amam a literatura e juntas deixam seus pareceres sobre o que acontece por ai. Com uma staff que tem mais cinco colaboradoras, estão iniciando no cenário dos blogs.


Descrição do blog: Duas cariocas que se conheceram através da internet por um site de fanfics. Foi “amizade virtual” a primeira vista. Inseparáveis, elas não deixam a distância, destruir o que elas possuem de mais bonito, a amizade. Aspirantes a escritoras que amam ler e aprenderam a amar a escrever. Adoramos uma boa música e assistir um filme. Venha e conheça nossos trabalhos!

                                 FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAN | SKOOB | EMAIL | BLOG



                                                                                     Aricia >>>

Geminiana, chorona, geralmente tem resposta pra tudo, vivo em momentos diferentes, nada do normal me atrai e se atrai é por pouco tempo. Gosto de futebol e vôlei, embora não pratique nenhum esporte... Sonhadora com pé no chão me definiria assim...





                                                                                            Suany >>>

O que me motivou a escrever foi quando eu me mudei do Rio de Janeiro e me senti completamente perdida em uma nova cidade.  A leitura já era um mundo conhecido, mas a escrita não. Quando percebi que eu conseguia dar vida aos meus pensamentos mais intensos e malucos eu me senti realmente completa e realizada.




<< Legenda >>


Parecer do BOB 2015

O projeto Bienal Open Books 2015, apesar de idealizado e organizado por 2 blogs, foi efetivamente realizado por 5 blogs em conjunto. Para este tipo de realização, união é fundamental. Nós, blogueiras do Grupo Blogueiras Unidas, temos união sobrando! Decidimos ajudar a literatura nacional, divulgando autores a serem lançados na Bienal do Livro Rio, sem ônus a eles, sem ganhos para nós. Foram 23 autores inscritos, cerca de 50 postagens em 2 semanas! E ainda organizamos um evento virtual em que os autores participarão, aumentando o contato com seus leitores.

Do ponto de vista do marketing, o projeto foi bem elaborado e fez um relativo sucesso nas redes. Os blogs atingiram uma visibilidade ligeiramente maior do que a de praxe, porém poderia ter sido muito melhor. Em um mercado competitivo, como o literário brasileiro, a ajuda é imprescindível. Nós nos ajudamos, porém faltou ajuda de quem, em teoria, tinha o maior interesse.

O que faltou foi maior participação dos próprios autores que se inscreveram previamente, ou seja, eles sabiam o que precisariam fazer – divulgar suas próprias postagens e a de seus colegas. Foram muito poucos os que se auxiliaram e se disponibilizaram a ajudar os blogs. Interessantemente, muitos autores que não se inscreveram e nem irão à Bienal, auxiliaram na divulgação. 

A estes, meu imenso obrigado!

Independentemente dessa baixa reciprocidade, o BOB está na programação dos blogs para a Bienal do Livro SP em 2016. Esperamos mais sucesso aos autores e daremos boas-vindas aos novos, com certeza!


Obrigada a todos os autores e leitores que nos ajudaram e nos acompanharam como puderam. Vocês estão em nossa lista roxa (porque todas adoramos roxinho!)


Texto By Nuccia de Cicco - Blog As 1001 Nuccias!






Vamos conferir tudo o que aconteceu no BOB em um resumo das postagens de todos os blogs:

  1. Apresentação - As 1001 Nuccias - 21/08: Tiago Oliveira.
  2. Entrevista - As 1001 Nuccias 21/08: Tiago Oliveira.
  3. Apresentação - Clube do Livro 21/08: Fê Friederick Jhones.
  4. Entrevista - Clube do Livro 21/08: Fê Friederick Jhones.
  5. Resenha: - Clube do Livro 21/08: Imã de Traste / FêF. Jhones.
  6. Apresentação - As 1001 Nuccias - 22/08: JM Alvarez.
  7. Entrevista - As 1001 Nuccias 22/08: JM Alvarez.
  8. Apresentação - Aricia & Suany 22/08: Mari Scotti.
  9. Entrevista - Aricia & Suany 22/08: Mari Scotti.
  10. Apresentação - Livros & Tal - 23/08: Jéssica do Nascimento.
  11. Apresentação e entrevista - Cheiro de Livro Nacional 23/08: Karina Burini.
  12. Entrevista - Livros & Tal - 24/08: Jéssica do Nascimento.
  13. Apresentação - Clube do Livro 24/08: Katerine Grinaldi.
  14. Resenha e entrevista - Clube do Livro 24/08: Katerine Grinaldi.
  15. Apresentação - As 1001 Nuccias - 24/08: Bianca Aliester.
  16. Apresentação - Aricia & Suany 25/08: Manuela Titoto.
  17. Entrevista  - Aricia & Suany 25/08: Manuela Titoto.
  18. Apresentação  - Livros & Tal - 25/08: Mariana Cavalcante.
  19. Apresentação e entrevista Cheiro de Livro Nacional 26/08: William D. Hoffmam.
  20. Apresentação  - Livros & Tal - 26/08: Cláudio Quirino.
  21. Apresentação - As 1001 Nuccias - 27/08: Priscila Ferreira.
  22. Entrevista - As 1001 Nuccias - 27/08: Priscila Ferreira.
  23. Apresentação e entrevista - Clube do livro - 28/08: Bethys Oliveira.
  24. Apresentação Aricia & Suany - 28/08 - Barbara Stefane.
  25. Entrevista - Aricia & Suany - 28/08 - Barbara Stefane.
  26. Apresentação e entrevista - Cheiro de Livro Nacional 29/08: Oliver Fábio.
  27. Apresentação - Livros e Tal - 29/08 - Jéssica Milato.
  28. Entrevista - Livros e Tal - 29/08 - Jéssica Milato.
  29. Apresentação - As 1001 Nuccias 30/08: Ane Viz.
  30. Entrevista - As 1001 Nuccias 30/08: Ane Viz.
  31. Apresentação - Clube do Livro - 30/08 - Amanda Bonati.
  32. Entrevista e resenha - Clube do Livro - 30/08 - Amanda Bonati.
  33. Apresentação e entrevista - Cheiro de Livro Nacional 31/08: Bya Campista
  34. Apresentação - Livros e Tal 31/08: Luiz Auguto
  35. Entrevista - Livros e Tal 31/08: Luiz Augusto.
  36. Apresentação - Aricia & Suany - 31/08 - Regilda Araújo.
  37. Entrevista - Aricia & Suany - 31/08 - Regilda Araújo.


Às cortinas se fecham agora para se abrirem novamente na próxima Bienal do Livro - SP/2016

Idealização: Blogueiras Unidas (GBU).
Coordenação: Clube do Livro e Livros & Tal.
Clã das Sombras e Aricia & Suany.
Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©